Visitantes

sábado, 28 de fevereiro de 2009

Lula diz que Brasil tem autoridade moral para falar como se cuida de um país

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta sexta-feira em Florianópolis (SC) que o Brasil é um dos países que mais tem autoridade moral para falar como se cuida de um país. Lula admitiu que o Brasil ainda tem problemas a serem resolvidos mas ressaltou que não poderá aceitar o protecionismo de países que defendiam o livre mercado.

"Hoje, o nosso humilde Brasil, tantas vezes achincalhado por nós mesmos --porque no Brasil tem um tipo de gente que adora puxar o saco de coisa estrangeira e falar mal de coisa brasileira--, quando sentar na mesa do G-20, certamente será um dos países que terá mais autoridade moral para falar de como se cuida de um país", afirmou Lula, durante discurso na cerimônia de inauguração da linha de transmissão Desterro-Palhoça, em Santa Catarina.

Na avaliação do presidente, os "países grandes" enfrentam uma crise maior do que "os países pequenos" mas segundo ele são "os pequenos" sofrem mais porque são mais pobres. "Os grandes vão deixar de comer um bife e os pobres não vão comer nada", disse.

"Lógico que nós temos problemas porque não estamos isolados no mundo. Mas não podemos aceitar o protecionismo daqueles que há 20 anos atrás diziam que era preciso acabar com o protecionismo e criar o livre mercado. Não podemos aceitar a ideia daqueles que pregaram o livre mercado durante 30 anos agora dizerem que temos que fazer proteção para garantir o nosso emprego. Vamos jogar o jogo sério", declarou.

O presidente também criticou a especulação financeira e ressaltou o fato de ser o Estado, que segundo ele não tinha credibilidade para administrar empresas, a salvar os bancos que quebraram por conta da crise.

"Agora que os especialistas do mercado mundial quebraram nos Estados Unidos, na Inglaterra, na Alemanha, na França e no mundo inteiro, banco que aparecia nos índices de fortaleza econômica com um gráfico dessa altura, hoje as suas ações valem menos do que qualquer coisa no mundo, porque foram irresponsáveis. Especularam, ganharam dinheiro sem produzir um parafuso ou uma porca e agora quem vai salvá-lo é o Estado que não prestava e que não valia pra nada".

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger